domingo, 30 de outubro de 2011

Filé de Tilápia ao Forno com Batatas e Requeijão

Mais um final de semana acabando! A gente já aprendeu que o que é bom - definitivamente - dura pouco, né? Bom, a parte boa é que sempre vai ter um novo final de semana... Então, adelante!

O ensaio deste final de semana não foi de primeira viagem. Na verdade, hoje foi a terceira vez que preparei esse prato - porque é realmente delicioso a ponto de a gente sempre querer repetir! A primeira vez que testei essa receita foi numa tentativa de encontrar uma maneira mais incrementada de preparar o filé de tilápia, já que sempre acabávamos degustando esse prato frito ou grelhado! Embora eu tenha desenvolvido já algumas receitinhas diferentes para preparar o filé grelhado (como o filé grelhado com manteiga de ervas, por exemplo), a gente já estava enjoando. E foi uma agradável surpresa!

A receita original é do TudoGostoso, muito simples e baratinha de preparar, e rende 4 porções. O acompanhamento ideal é um arrozinho branco e salada verde - só isso! Não mudei muitas coisas, mas não usei por exemplo o caldo do tempero do peixe, citado na receita original (acho meio nojento) e usei o manjericão desidratado (vou dar a dica de como aproveitar melhor o sabor do manjericão nesse caso).

Veja o que você precisa:
- 1 kg de batatas (mais ou menos 4 batatas médias)
- 400 g de filé de tilápia
-  1 copo de requeijão (recomendo procurar o copo de 250g, porque quanto mais requeijão, melhor! E eu uso o light!)
- 2 cebolas médias
- um maço de salsinha e um maço manjericão (pode ser o manjericão desidratado)
- limão, alho e sal para temperar o peixe
 - sal

A coisa é tão simples que você vai aos poucos ver qual a melhor sequencia para preparar, mas eu achei a sequencia mais prática:

1) Caso o peixe esteja congelado, deixe descongelar completamente para não interferir no sabor. Tempere o peixe com o limão, o alho e o sal. Eu adooooro alho e por isso coloco esse tempero em quase todos os pratos com carnes e peixes, mas aí fica para sua escolha!


2) Enquanto o peixe pega o tempero, descasque as batatas e corte em rodelas de aproximadamente 1 cm, e cozinhe-as em água e sal por 10 minutos. Depois do cozimento, escorra e forre com elas o fundo de uma travessa de vidro de tamanho médio (o tamanho da travessa deve ser suficiente para arrumar os filés, um ao lado do outro) - mas enquanto isso, aproveite o tempo preparando os temperos!

3) Prepare os temperos: se você conseguiu manjericão fresquinho, parabéns! Pique tudo bem fininho ou passe no processador e reserve. Agora, se você, como eu, nunca consegue encontrar manjericão fresquinho, faça o seguinte: coloque no processador a salsinha picada e uma colher de sopa de manjericão desidradato, e processe por mais ou menos um minuto. O sabor fica incrível! Nem sei se com o manjericão natural o prato fica tão saboroso, porque na verdade sempre fiz com o desidratado! As cebolas devem ser cortadas em rodelas finas, separadamente.

4) Agora, monte o prato! Na travessa:
- forre o fundo com as batatas previamente cozidas;
- coloque sobre elas as cebolas cortadas em rodelas finas;
- sobre as cebolas, espalhe metade dos temperos verdes, depois arrume os filés, e sobre eles o restante dos temperos;
- por último, espalhe o requeijão. Provavelmente seja necessário aquecê-lo para conseguir espalhar, senão ele vai grudar nos temperos e virar uma grande bola de requeijão - e para isso use o microondas ou banho-maria!

Agora é só levar ao forno preaquecido a 200° por cerca de 40 minutos. Vai ficar douradinho, lindo, cheiroso e delicioso! E o melhor: o tempo de forno é mais que suficiente para você preparar o arroz e a salada... Tempo totalmente aproveitado, o que é importantíssimo!


Filé de Tilápia ao Forno com Requeijão e Batatas


Agora, o que também interessa muuuuuuuito: as calorias, claro! Bom, sinto informar que, devido às batatas, não tem como deixar esse prato menos calórico. O máximo que podemos fazer é usar o requeijão light, como já recomendei aí em cima! Mas tem o lado bom: é muito saudável! E está mais do que comprovado que as batatas contém nutrientes mais do que essenciais... então vamos comê-las assim, porque fritas, não vale!

Aí vai, então! Usando o requeijão light de 250 gramas, temos 4 porções grandes de aproximadamente 440 calorias! Perfeito para um almoço, né?

Gostou? Então vá lá, ensaie e deguste sem culpa! :)

Beijos!



Um comentário:

  1. Já fiz essa receitas várias vezes, muito perfeita... só recebo elogios!!!!!!
    Muito obrigada por compartilhar.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!