domingo, 24 de março de 2013

Sopa de Aipim com Carne

Oiiiii, gente! Quanto tempo, né?
Pois é, as coisas andam ainda mais aceleradas. Mal dá tempo para os ensaios, então imagina para os posts? Para quem ainda não sabe, ando bem ocupada também com a minha profissão de maquiadora, o que é ótimo, mas que torna necessário abrir mão de algumas coisinhas que eu fazia mais...

Mas enfim, depois de muito tempo vim gravar aqui um ensaio que fiz há muito tempo, e já repeti por muuuitas vezes: a sopa de mandioca (aipim) com carne. Se você gosta de aipim, com certeza vai adorar essa receita! 





Conheci essa receita numa edição da revista Boa Forma, ainda em 2011, numa matéria em que a Ivete Sangalo apresentava suas sopas favoritas, que eram suas aliadas para voltar ao peso normal após a gravidez. Fui logo testar! Dei uma adaptadinha, e virou uma paixão aqui em casa - fazemos sempre! E olha: o único trabalhinho que você terá para preparar essa delícia é amassar o aipim, mas nada que alguns minutinhos no garfo não resolvam. Enquanto isso, aproveita para malhar o bracinho, que tal?

Passada a fase de amassar o aipim, o tempo de preparo é cerca de 25 minutos. Rapidinho!

Então anote aí o que vai precisar:

· 1 kg de mandioca
· 400 g de carne em cubos
· 2 dentes de alho amassados
· 1 cebola picada
· 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
· Pimenta-do-reino e sal a gosto
· azeite

Para facilitar, costumo comprar a carne em bifes, e pico em pedacinhos bem pequenos. Aliás, eu não pico... porque como já devem saber, tenho um certo pavor de manusear carnes, e geralmente quando eu corto a carne, depois não consigo comer! Fazer o que né, traumas de infância. Não vou contar o porquê, pois vocês não iriam acreditar mesmo! :)

DICA DA PATRÍCIA: a pimenta do reino é o detalhe mais especial dessa sopa, eu acho. Não pode faltar! O sabor fica totalmente diferente.


Agora, como preparar:

Cozinhe o aipim em água e sal até ficar macio, mas cuidado: NÃO JOGUE FORA A ÁGUA DO COZIMENTO! Depois de cozida, reserve a água, que será utilizada para fazer a sopa. É importante para que fique bem cremosa e consistente!

Depois de cozido, amasse o aipim e reserve.

Refogue a carne em pouco azeite com a cebola e sal, mas cuidado para não colocar muito sal - lembre que vamos utilizar a água do cozimento do aipim, que já é salgada também. Quando estiver cozida, junte a água do aipim e deixe ferver.

Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, junte o aipim amassado e vá mexendo para incorporar ao caldo. Se precisar, acrescente mais água fervente, para que fique uma sopa e não um purê! O tempo médio dessa fase é de 10 minutinhos - com esse tempo, a mistura já vai estar com aquela carinha de sopa cremosa. Os pedacinhos de aipim que não derreteram fazem parte do espetáculo!

Então, desligue o fogo e junte o tempero verde e a pimenta do reino.

E pronto! Abra um vinho, chame o benzinho e curta o inverno! Não é uma delícia para esses dias frios?
Então, vá lá e ensaie!

Beijos da Paty








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!