domingo, 21 de abril de 2013

Preparando Tapiocas!

Bom dia, pessoal!
Hoje é domingo e preparei um café da manhã especial, após ter degustado muito desse prato na minha viagem de férias à João Pessoa: tapiocas! Antes de começar, dá uma olhada no que foi o resultado da tapioca de goiabada:





Encontrei aqui em Curitiba, no Supermercado Condor, a goma de tapioca já hidratada, que não requer mais nenhum preparo e vai direto à frigideira! Uma beleza! E o melhor: o tempo de preparo não leva dois minutinhos. Aqui do lado a foto do pacotinho e da marca, que aqui está custando cerca de R$ 5,00.

Antes de mostrar as fotos do preparo, vou deixar aqui as sugestões de recheio que já testei em casa, doces e salgada. Em todas as que preparei, adicionei queijo ralado (picadinho, no caso) à massa, durante o preparo da tapioca:


Recheio de Goiabada e Queijo:

Em uma caçarola pequena, coloque um pouco de goiabada picadinha e umas colheres de água, e deixe dissolver no fogo baixo. Preparei 150g (meio pacotinho) de goiabada com 4 colheres de água. Para agilizar, dá para esmagar a goiabada com o garfo enquanto aquece... é rapidinho! Na hora de rechear, pode ser usada uma colher ou colocar a goiabada mole numa bisnaga como as de maionese! Aí é só espalhar um pouco sobre a tapioca, e dobrar.

Recheio de Côco com Leite Condensado:

Simples assim: espalhar leite condensado sobre a tapioca, e salpicar com côco na quantidade que quiser, e dobrar!

Recheio de Calabresa:

Pique em pedaços pequenos 1 cebola, 1 dente de alho e uma linguiça calabresa (essa quantidade é suficiente para rechear cerca de 3 tapiocas, pois essa salgada precisa ser bem recheada. Refogue a cebola até ficar macia, com um pouquinho de sal. Depois acrescente a calabresa e deixe refogar mais um pouco.
Para rechear, espalhe esse recheio e queijo prato ou mussarela ralado ou picadinho, e dobre ao meio - essa não vai dar para enrolar!


Agora, vamos às fotos do preparo!


O que eu usei: a tapioca pronta; uma peneira; uma grill elétrica antiaderente (pode ser qualquer frigideira antiaderente, no fogo ou elétrica), que não precisa ser untada; uma espátula para virar; queijo (usei queijo prato picadinho, mas é mais legal fazer com mussarela ralada); goiabada derretida conforme a receita; leite condensado e côco ralado (integral, evite usar o côco úmido e adoçado nas receitas em geral!).

Aqueça a frigideira, mas não deixe ficar muito quente se não tiver prática! Se precisar, aumente a temperatura aos poucos depois. Com a peneira, espalhe a farinha de forma uniforme mas não muito grossa sobre a frigideira. Não vale deixar buracos no meio!

Com a espátula, ajuste as bordas, pois a farinha vai se grudando ao aquecer. O que ficar para fora vai ficar solto! 

Essa sugestão é opcional! Espalhei um pouco de queijo sobre a tapioca e virei, para que se fundisse à massa, deixando um pouco salgadinha. Mas só faça isso se quiser! Pode colocar o queijo solto depois, só na hora do recheio, e só se quiser.
Precisa cuidado, porque é rapidinho! Quando se soltar da frigideira, é hora de virar - não pode deixar ficar tostada!

Vire a tapioca e deixe alguns segundos do outro lado. Se tiver colocado queijo, como eu, precisa virar mais uma vez para que o queijo fique do lado de dentro. Se não, não precisa virar de novo - já pode espalhar o recheio.
 
Como no meu caso tinha queijo, virei novamente para o queijo ficar do lado do recheio, e espalhei a goiabada com a colher.

Feito isso, é só dobrar com cuidado e...

... está pronta! Cerca de dois minutinhos, tem que ser rápida, hein! Uma delícia!


Aqui está também a foto da tapioca de côco com leite condensado, mas a de calabresa, que foi a primeira que testei, esqueci da foto... desculpa aí! hehehehe

Agora, não fique com água na boca... mãos à obra, que vale a pena! Vá lá e ensaie!


Beijos da Paty!


Tapioca de côco com leite condensado

Um comentário:

  1. Olá! Parabens!! adorei os recheios..Qto a tapioca meu neto a usa.Comprei esta.
    fiz o mesmo procedimento que o seu.Achei a tapioca seca e meia dura.É assim mesmo?
    pois comi em outros lugares e pelo que sei ela é mole...kkk Grata...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!