quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bolo de Tapioca (versão assado)

Oi, gente!

Quem curte tapioca, já deve ter provado ou ouvido falar no famoso bolo gelado de tapioca, ou "bolo podre", que aliás já tem receita aqui no blog está sempre no topo da lista de mais acessados. Agora eu trouxe o registro de uma versão de bolo de tapioca assado, normalzinho, e que sempre é um sucesso.

A receita rende um bolo grande e eu recomendo usar uma forma de cone, para distribuir melhor o calor - mas já fiz na forma redonda também e assou direitinho. 

A receita original é do Tudo Gostoso, mas eu fiz (como sempre, rs) minhas alterações, para ficar mais leve e ter mais sabor de coco. 

Detalhe importante: para evitar as polêmicas do outro blog, fique claro que estamos falando da tapioca granulada, e não aquela já hidratada que vem pronta para fazer as tapioquinhas na chapa. A textura das bolinhas de tapioca na massa, aliás, é um espetáculo!

E outra coisa: nessa receita não tem nada de light, hein? A coisa é pesada mesmo, então, nada de abusar! :) Faça quando puder dividir com os coleguinhas, porque é difícil resistir e você pode acabar comendo o bolo inteiro. :P

Vamos lá!


Ingredientes


  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar
  • 200 ml de leite de coco (1 vidro)
  • 200 ml de leite (utilize o vidro de leite de coco para medir; pode ser leite sem lactose)
  • 200 g de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de tapioca
  • 2 xícaras de farinha de trigo com fermento (peneirada)
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 pitada de sal


Como preparar

Como eu não gosto de usar batedeira, geralmente meus bolos são batidos no braço mesmo. Mas nesse caso, como a tapioca já é pesada e temos uma quantidade considerável de manteiga/margarina, é importante usar a batedeira pelo menos na fase inicial.
Bata na batedeira a margarina com o açúcar, até ficar cremoso, depois junte os ovos e continue batendo até ficar homogêneo. A partir daqui, pode largar a batedeira se preferir, e bater à mão mesmo.
Junte o leite de coco, o leite, e misture bem. Quando estiver bem homogêneo, junte a farinha (se puder peneirar, é ótimo para dar mais leveza na massa, já que a tapioca já é pesada!), a tapioca, o coco e o sal. 
Leve a assar numa forma untada e enfarinhada, de preferência de buraco no meio.
Leva cerca de 45 minutos para assar a 180 graus.

Curta o cheirinho desse bolo... E aproveite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste ensaio gourmet!